Posted in: Ferramentas da Qualidade

A importância do FMEA na gestão da qualidade: prevenindo falhas e melhorando a eficiência

Como já falamos anteriormente em outros artigos, a gestão da qualidade é essencial para garantir que as organizações forneçam produtos e serviços confiáveis e de alta qualidade. Para isso, é preciso utilizar ferramentas e técnicas que permitam identificar e mitigar os riscos associados aos processos produtivos e aos produtos/serviços oferecidos. Nesse contexto, destaca-se o FMEA […]

Posted in: Ferramentas da Qualidade, Gestão da Qualidade

Desbloqueando ideias inovadoras com Brainstorming em Gestão da Qualidade

O brainstorming é uma das técnicas mais populares nas empresas para apresentar ideias criativas e soluções para problemas. Além disso, pode ser usado para a solução de problemas, melhorar a colaboração dos empregados e aumentar a produtividade das equipes.  Neste artigo, discutiremos como o brainstorming pode ser usado como uma ferramenta de qualidade e exploraremos […]

Posted in: Ferramentas da Qualidade, Gestão da Qualidade

Compreendendo o Diagrama de Causa e Efeito: Origem, Variações e Aplicações

O diagrama de causa e efeito (também conhecido como diagrama de  Ishikawa ou diagrama espinha de peixe) é uma ferramenta visual utilizada para identificar as causas potenciais de um problema ou evento. Como falamos anteriormente em nosso texto Garantia e controle de qualidade: conheça os conceitos e algumas ferramentas, ele é uma das principais ferramentas […]

Posted in: Ferramentas da Qualidade

Garantia e controle de qualidade: conheça os conceitos e algumas ferramentas

A qualidade de um produto ou serviço é a medida em que ele atende às expectativas e necessidades dos clientes e aos padrões de qualidade estabelecidos, conforme falamos no nosso artigo PARA QUE SERVE A QUALIDADE NA EMPRESA?. Para garantir a qualidade dos produtos e serviços, as empresas implantam um sistema de gestão da qualidade, […]