A melhoria contínua é um dos termos mais estudados no ambiente de negócios. O motivo desta procura por conhecimento é o resultado que a implantação desta metodologia nas empresas.
Para se entender o que é a melhoria contínua e seus benefícios, primeiramente, deve-se conhecer a sua origem.
A necessidade de se aperfeiçoar os processos da empresa e percepção dos benefícios dos resultados desta melhoria para a lucratividade das organizações, iniciou-se com os estudos de Frederick Winslow Taylor nas décadas de 1890 e 1900, porém foi na década de 1950 com a teoria matemática e suas técnicas focadas na mensuração do processo produtivo e resultados cresceram de importância. É exatamente neste período que temos o aparecimento dos estudos da gestão da qualidade e, consequentemente, o termo melhoria contínua.
Esse termo começou a ser utilizado no período pós-guerra no Japão, quando o país começava sua reestruturação. A situação japonesa era complexa. O País precisava se reerguer após a segunda guerra, porém a escassez de recursos era grande e limitava as opções para se promover a recuperação. Foi nesse cenário de dificuldade que a melhoria contínua começou a se desenvolver, não como uma técnica de trabalho, mas sim como uma filosofia. A ideia era que todos priorizassem a melhoria dos processos que realizavam.
A melhoria contínua é uma filosofia e um sistema administrativo com a finalidade de reduzir perdas e incrementar ganhos de maneira incessante. Sua ideia é que, ao realizar melhorias constantes em serviços, produtos e processos, as empresas alcançarão benefícios enormes ao longo prazo.
O mais interessante é que se pode utilizar esta ideia para qualquer coisa que se deseje desenvolver, pois o ideal filosófico por trás da melhoria contínua é que todos os dias devemos procurar algo que posso ser melhorado, mesmo que a melhoria identificada seja pequena. Os ganhos com a utilização do processo serão percebidos a longo prazo percebendo a redução de custo de todas as melhorias incorporadas, e seu resultado valioso para a melhoria da qualidade dos produtos entregues para os clientes.
Uma vez que se vislumbra a continuidade do processo de melhoria, está ferramenta deve ser considerada um ciclo que almeja o incremento constante dos resultados corporativos, buscando o aperfeiçoamento de processos, serviços e produtos, sem avaliar as melhorias de forma individual.
A partir do momento que a melhoria contínua é tratada como um ciclo, é necessário entendê-la como uma roda que gira continuamente passando pelas mesmas etapas procurando falhas, erros ou possibilidades de melhoria.
Assim, seu principal objetivo é criar um cenário de esforço contínuo que vise o aperfeiçoamento dos produtos ou serviços, sendo que isto pode acorrer tanto por meio da redução de desperdícios, com a identificação de falhas e erros de processamento, quanto pelo aumento da qualidade dos produtos e serviços, fruto da identificação de possibilidade de melhorias.
A redução de desperdícios é alcançada pela avaliação dos processos produtivos, onde é possível se identificar atividades sobrepostas ou adoção de processos alternativos que permitam a redução de tempo de produção, identificação de matérias primas que reduzam o refugo de produção ou produção de peças defeituosas. Já o aumento da qualidade pode ser alcançado pela utilização de metodologias de gestão da qualidade como por exemplo o Lean Seis Sigma, que objetiva o aumento drástico da lucratividade das empresas e da qualidade dos produtos entregues para os clientes, porém é fundamental o alinhamento da empresa com as expectativas dos clientes.
Já o aumento da qualidade pode ser alcançado pela utilização de metodologias de gestão da qualidade como por exemplo o Lean Seis Sigma, que objetiva o aumento drástico da lucratividade das empresas e da qualidade dos produtos entregues para os clientes, porém é fundamental o alinhamento da empresa com as expectativas dos clientes.
Sabendo que a melhoria contínua é utilizada nas empresas com o objetivo de incrementar a qualidade dos produtos e a lucratividade, é natural se interessar pela forma de implantação deste sistema.
O mais importante para sua aplicação é o compromisso de toda a empresa com a ideia de melhorar o trabalho todos os dias, sabendo que, mesmo que as melhorias diárias pareçam insignificantes, no futuro apresentará um resultado poderoso.
Aliado a esse compromisso, todos envolvidos no processo devem:
A melhoria contínua enfatiza a redução de custo e a melhoria dos produtos, porém não se pode esquecer da melhoria do engajamento dos empregados e consequentemente do aumento da motivação.
A redução de custos normalmente é alcançada pelo constante aprimoramento dos processos produtivos. Neste ponto a força de trabalho tem papel fundamental, pois suas sugestões de melhorias são extremamente valiosas.
A melhoria dos produtos é alcançada pelo constante monitoramento da produção e dos indicadores de qualidade, além de observar as expectativas do cliente. Não é raro que aconteça priorização de matérias primas de qualidade mais alta em uma linha de produção porque este insumo reduz o índice de defeitos do processo produtivo. Está situação específica aumenta a qualidade dos produtos e trazer uma redução de custos indireta com a redução de refugos de fabricações e o incremento do valor agregado no produto final.
Apesar da redução de custos e da melhoria dos produtos ser primordial para as empresas, um grande benefício da melhoria contínua é o aumento de engajamento dos empregados, por meio de sua participação efetiva na melhoria dos processos. Quando os empregados veem as suas ideias sendo aplicadas na empresa, eles se comprometem mais com o trabalho.
Este efeito é tão significativo que é comum a adoção de incentivos para aumentar o quantitativo de sugestões de melhoria.
Para se implantar a melhoria contínua na empresa e colher seus benefícios, existem diversas metodologias que podem ser utilizadas. Você pode estar familiarizado com BPM – Business Processes Management, Six Sigma, Kaizen, Lean, Toyota Production System e outros. Embora essas metodologias sejam diferentes, o coração de cada um deles é o modelo de melhoria contínua.
Texto escrito por: Emmanuel Gomes da Silva.
CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da Administração – O essencial em teoria geral da administração. – São Paulo: Manole,2013.
PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: teoria e prática. 3ª ed. – São Paulo: Atlas, 2012.
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FONSECA, Luciana; RIBEIRO, Rita; REIS, Rosa; MESQUITA, Kelly. A ferramenta kaizen nas organizações. Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2016.
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