A visão estratégica faz parte do processo de planejamento da empresa e apresenta o futuro que a empresa deseja alcançar em um determinado tempo, porém isso não é suficiente para compreendermos o que ela é.
Para entendermos o termo visão estratégica, devemos iniciar polo seu conceito, o qual apresentamos abaixo.
“A visão é composta, também, por uma espécie de previsão futura que significa aquilo a que aspiramos nos tornar, conquistar e criar.”
Collins & Porras
Uma vez que a visão estratégica tem o objetivo de guiar a organização para o futuro do seu negócio, sempre será necessário que se observe os objetivos definidos pela alta direção sem esquecer que os princípios básicos da existência da empresa devem ser preservados para que a organização não perda sua identidade.
Para que isso aconteça, precisamos de dois elementos:
O conhecimento do mercado trará a percepção das necessidades dos clientes e como os concorrentes estão suprindo esses necessidades.
Já o conhecimento da própria empresa permitirá visualizar o seu diferencial para mercado e, com base nisso, definir como se pode suprir as necessidades dos clientes agregando mais valor ao produto que os concorrentes.
Para facilitar a visualização do que é uma visão estratégica, sequem abaixo alguns exemplos:
“Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo”
Cacau Show
“Assumir a liderança em inovação tecnológica.”
Samsung
“Criar as marcas e oferecer as bebidas que as pessoas desejam para refrescá-las em todos os sentidos. E fazer isso através de um negócio mais sustentável e construindo um futuro melhor para todos, que faz a diferença na vida das pessoas, da sociedade e do planeta.”
Coca-cola
Quando falamos em visão estratégica, a primeira referência que me lembro é do artigo “como construir a visão da sua empresa” de Collins e Porras (2008), publicado na Harvard Business Review, onde os autores falam da importância da visão da empresa e como ela é constituída.
Com base neste texto podemos entender que a visão estratégica possui dois componentes fundamentais:
A importância de ter uma ideologia é definir o propósito de existência da organização e seus valores fundamentais.
O propósito de existência é o porquê que a empresa foi criada. Ao defini-lo devemos lembrar de quais problemas queríamos resolver quando criamos a empresa. Isso será de grande importância para manter o foco da organização.
Em complemento ao propósito de existência, devemos conhecer e respeitar os valores fundamentais, pois estes são as crenças do fundador da empresa e seus funcionários. Existe grande importância em respeitar estes valores, pois, caso sejam colocados de lados, a empresa pode perder sua identidade.
Saber o porquê existimos e nossos valores é fundamental para nossa empresa e permiti que nos aproximemos dos nossos clientes, criando uma relação de confiança.
Quando falamos no futuro da empresa, devemos imaginar o que a esperamos que ela se tornará em um determinado espectro de tempo. É importante que esse futuro seja grandioso e atingível, pois ele deve funcionar como algo motivador para os funcionários.
Nesse sentido podemos dividir o futuro desejado em duas partes:
Os objetivos grandiosos determinaram o foco da organização por um período de 10 a 30 anos, por isso devem ser difíceis de atingir. Esse momento devemos ter cuidado para definir objetivos concretos, pois, lembre-se, algo impossível não motiva ninguém a trabalhar.
Quer conhecer mais sobre visão estratégica?
Leia nosso artigo VISÃO ESTRATÉGICA: QUAL O FUTURO DA EMPRESA?.
Querem conhecer a importância da estratégia para as empresas?
Descubra lendo nossos artigos: Estratégia empresarial: Entenda o que é e conheça seus tipos e ESTRATÉGIA EFICAZ: A COERÊNCIA É FUNDAMENTAL.
A padronização de processos envolve a criação de procedimentos, métodos e diretrizes consistentes para a…
A competição sempre foi o cerne do ambiente empresarial, impulsionando as empresas a buscarem inovação,…
A gestão da qualidade está ligada diretamente ao sucesso das organização e para ela se…
No mundo empresarial altamente competitivo de hoje, é essencial para as organizações desenvolverem uma compreensão…
A gestão estratégica é uma disciplina fundamental para o sucesso e a sustentabilidade das empresas…
A gestão de processos é um tema fundamental para as organizações que buscam aprimorar sua…
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência e ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
Política de privacidade