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Estratégia eficaz: a coerência é fundamental

Mesa com várias pessoas e a palavra strategy .

No mundo dos negócios sempre buscamos o sucesso de nosso produto e o crescimento de nossa empresa. Para que isso ocorra devemos entender o que é estratégia e ter um cuidado especial para que seja coerente com os objetivos e valores da organização.

Para garantir a coerência na estratégia, é importante que a empresa tenha uma visão clara e bem definida de onde quer chegar. Também é necessário estabelecer metas e objetivos claros, pois eles permitirão mensurar o progresso da estratégia de maneira consistente e avaliar a necessidade de adequação.

Antes de construirmos qualquer estratégia, e necessário entendermos o que é estratégia.

O que é estratégia?

O termo Estratégia tem sido cada vez mais utilizado nos meios de negócios. Na verdade, o estudo da estratégia dentro das organizações iniciou-se na década de 1950, porém sua origem remete a Grécia Antiga, com o significado: “arte do general”.

Este significado explica por que comumente vemos o termo estratégia vinculado as organizações militares, porém não é apenas a semântica que vincula a estratégia ao meio militar. Quando o estudo da estratégia nas organizações se iniciou, com a escola estruturalista, fazia parte da estratégia definir a forma ideal de se utilizar os recursos necessários para que ela fosse bem sucedida. Quando se pensa no mundo militar a ideia de estratégia tem o mesmo fim.

Conforme apresentado por OLIVEIRA, GRZYBOVSKI e SETTE (2011), o conceito de estratégia se alterou durante o tempo, passando de uma necessidade de determinar objetivos organizacionais e definir os recursos necessários, para uma definição como força mediadora entre a organização e contexto. Apesar da evolução do conceito, é fundamental entender a base do conceito continua a mesma, como podemos ver nos conceitos abaixo.

“Determinar objetivos organizacionais de longo prazo e adotar componentes
integrados que explicam as relações entre tipos particulares de organização, estrutura e ambiente.”

Chandler (1962)

“Estabelecer os meios fundamentais para atingir os objetivos organizacionais, sujeitos a um conjunto de restrições do meio envolvente.”

Schendel e Hofer (1978)

“Determinar a força mediadora entre organização e contexto: um padrão no
processo de tomada de decisões organizacionais. Envolve aspectos cognitivos
e sociais que condicionam a ação estratégica.”

Mintzberg (1988)

“São as regras e diretrizes para decisão, que orientam o processo de desenvolvimento de uma organização.”

Ansoff e McDonnell (1993)

“… um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente, de maneira diferenciada, os desafios e objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente”.

Oliveira (2003)

Por mais que o conceito de estratégia tenha se modificado durante o tempo, suas características fundamentais se mantiveram, que é a definição de um meio para se alcançar os objetivos.

A coerência na estratégia

Agora que já sabemos o que é estratégia, podemos tratar de sua coerência.

Ter uma estratégia coerente é importante, pois permitirá que a empresa se mantenha focada e alinhada com suas metas e objetivos, o que levará a resultados mais consistentes e eficazes. Além disso, uma estratégia coerente também pode ajudar a garantir que a empresa está se adaptando de maneira eficaz às mudanças no mercado e no ambiente de negócios.

Uma vez que a estratégia é o caminho para se chegar em algum lugar, deve-se saber onde é o ponto de partida e aonde se quer chegar. Definir uma estratégia sem observar estes dois pontos é como dirigir um carro sem saber para onde se vai.

Para se ter essa consciência situacional é necessário conhecer os conceitos de missão, visão e estratégia no mundo de negócios. Este conhecimento permite entender onde a empresa está situada dentro do mercado e, com base nisso, é possível se definir o futuro esperado.

Para Chiavenato (2013), a missão é o motivo de existência da organização, sendo que ela descreve o propósito da empresa e os resultados que ela busca alcançar ao longo do tempo. Para facilitar o entendimento da motivação da organização, é necessário se fazer três perguntas: “Quem somos?”, “o que fazemos?” e “Por que fazemos?”. As respostas destas perguntas permitem entender o objetivo da organização, que será fundamental para saber onde a empresa está inserida e, consequentemente, definir um futuro a ser alcançado.

O conceito de visão descreve o futuro que a empresa quer criar alinhado com o seu propósito de existir. Trata-se de um conceito mais direto e de fácil entendimento, uma vez que é considerado o destino que se quer alcançar com a organização. Vale ressaltar que a visão deve ser revisada periodicamente para garantir que ainda esteja alinhada com os objetivos da empresa e com o mercado em que ela atua.

Como vimos anteriormente, não se encontra um conceito único para estratégia. Conforme apresentado anteriormente a evolução do conceito trouxe diversas interpretações e por isso é possível se entender o conceito de estratégia de formas diferentes. Entre elas define-se o termo como sendo o caminho que a organização escolhe para construir seu futuro.

A imagem simboliza a estratégia como caminho para crescimento da empresa.
Referência: Imagem criada pelo autor do texto.

Entender que a estratégia é o caminho que liga a missão (o que a empresa é) à visão (o que a empresa quer ser no futuro) facilita o desenvolvimento de estratégias coerentes, pois os objetivos e metas definidos para compor a estratégia serão a ligação entre estes dois termos.

Na verdade, para empresas pequenas ou que estão iniciando, a coerência na estratégia é o mais importante, pois permitirá que elas visualizem de forma clara onde se aplicar os recursos disponíveis para atingir seus objetivos. A estratégia empresarial é uma disciplina vasta em conteúdo e a coerência entre a missão, visão e estratégia é apenas o primeiro passo para conseguir efetividade em uma empresa. Por mais que pareça simples é fundamental e permitirá que os colaboradores enxerguem o horizonte desenhado pelos gestores.

Texto escrito por: Emmanuel Gomes da Silva.


Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Princípios da Administração – O essencial em teoria geral da administração. – São Paulo: Manole,2013.

OLIVEIRA, J. M. S. R.; GRZYBOVSKI, D.; SETTE, R. S. Origens e Fundamentos do Conceito de Estratégia: de Chandler à Porter. Conexão Ciência (Online), 2011.

PEREIRA, C. A. R. F.; SILVA, Jussara G.; LOPES, Evandro Luiz. Estratégia: Uma revisão teórica. https://singep.org.br,2014.


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