GESTÃO COM QUALIDADE
A gestão com qualidade não se refere apenas ao processo de qualidade dos produtos e processos da empresa, diz respeito também à qualidade de nossas decisões e da gestão dos processos como um todo.
O termo qualidade dentro da administração é discutido desde seus primórdios. Taylor, quando falou de tempos e movimentos, já pensava em melhorar a qualidade dos processos por ele coordenados. Com o passar do tempo o termo foi evoluindo como outros termos da administração, porém a qualidade teve um grande aumento de importância na década de 1960.
Depois disso várias teorias e ferramentas enriqueceram o estudo da qualidade no âmbito da gestão. Essas teorias e ferramentas melhoraram a forma de trabalho nas empresas, aumentaram a produtividade e alteraram a forma dos gestores verem a qualidade dos produtos e processos.
Hoje a gestão da qualidade é fundamental para as empresas, pois a competitividade dos produtos se baseia no que eles podem entregar para seus clientes. Se não conseguimos atender os anseios dos nossos clientes, outra empresa atenderá.
Além do aumento de importância da qualidade nas empresas, vivemos em um mundo que as informações correm com extrema velocidade, exigindo dos gestores foco no trabalho e agilidade nas tomadas de decisão.
Nesse sentido, temos sempre que pensar em trabalho feito com qualidade, nesse diapasão, a gestão segue o mesmo princípio.
Trabalhar o termo gestão com qualidade segue essa ideia. Não devemos tratar a qualidade na empresa apenas como um processo estanque, mas sim incorporá-lo a cultura das empresas para buscarmos sempre a melhor formar de executarmos nossas atividades.
O que é gestão com qualidade?
A palavra qualidade, em termos gerais, está relacionada as percepções e avaliação dos indivíduos situações por eles observadas. Se falamos de qualidade de vida, estamos lidando a percepção de vida pelo olhar de uma pessoa que está avaliando. Se falamos da qualidade de serviço prestado, falamos dos resultados percebidos por pessoas que utilizaram o referido serviço. Quando estas percepções são positivas dizemos que que temos uma boa qualidade de vida ou que o serviço prestado é de qualidade.
Nesse sentido, quando realizamos todas as nossas atividades dentro da empresa devemos ter consciência que as nossas entregas serão avaliadas e classificadas como boas ou ruins. É nesse ponto específico que encontramos a gestão com qualidade.
A gestão com qualidade nada mais é do que prezar pelo melhor resultado de nossas entregas no trabalho, independente do processo que ele esteja vinculado, desejando que nossos clientes, internos ou externos, os classifique como de boa qualidade.
Como fazer gestão com qualidade?
Para realizar uma gestão eficiente, é fundamental compreender os princípios e ferramentas essenciais para alcançar os melhores resultados. Além disso, a velocidade na tomada de decisões é crucial atualmente, uma vez que o fluxo de informações é muito grande.
Com base nisso, a única forma de realizarmos uma gestão com qualidade é sempre escolhermos as ferramentas mais adequadas e que nos forneçam resultados de forma mais rápida. Isso nos proporcionará a agilidade que precisamos nos dias de hoje.
Mas como vamos conhecer tudo sobre gestão? Isso é possível?
Por mais que sejamos generalistas na nossa atividade, dificilmente poderemos conhecer tudo com profundidade necessária para tomarmos as melhores decisões, logo devemos nos concentrar em princípios e ferramentas que podem gerar bons resultados em qualquer área de aplicação.
Nesse sentido entendo que devemos aprofundar nossos conhecimentos em três áreas específicas: (I) Gestão Estratégica; (II) Gestão de Processos; e (III) Gestão da Qualidade. Esta escolha se justifica na possibilidade de utilização dos princípios e ferramentas destas três disciplinas em todas as áreas da organização.
Além disso, as três áreas focam a satisfação do cliente de alguma forma. A gestão estratégica deve pensar em seus clientes para desenvolver estratégias para a perenidade da empresa. A gestão de processos tem o foco nas entregas aos clientes, internos ou externos. Para a gestão da qualidade, os clientes são responsáveis por definir grande parte dos requisitos dos produtos, os quais, quando atendidos, criam a sensação de qualidade nos clientes.