A qualidade de um produto ou serviço é a medida em que ele atende às expectativas e necessidades dos clientes e aos padrões de qualidade estabelecidos, conforme falamos no nosso artigo PARA QUE SERVE A QUALIDADE NA EMPRESA?.
Para garantir a qualidade dos produtos e serviços, as empresas implantam um sistema de gestão da qualidade, que será constituído pelo processo de garantia da qualidade, o processo controle de qualidade e a realização de melhorias contínuas.
Para que a qualidade dos nossos produtos e serviços seja alcançada, podemos utilizar várias técnicas e ferramentas da qualidade. Para tanto, antes de utilizá-las, é necessário entender os conceitos de garantia da qualidade e controle de qualidade.
O que é garantia da qualidade?
Para compreender o conceito de garantia da qualidade, primeiro devemos entender que a qualidade está vinculada as características dos produtos. Logo a garantia da qualidade tratará da manutenção das características do produto ao longo do tempo.
Nesse sentido, a ISO 9000:2015 conceitua a garantia da qualidade como “parte da gestão da qualidade focada em prover confiança de que os requisitos da qualidade serão atendidos”.
Diante disso, podemos definir a garantia da qualidade como um conjunto de atividades e ações que visam prover confiança que um produto atenda aos padrões de qualidade estabelecidos, garantindo que os clientes recebam produtos seguros e que atendam suas expectativas.
Principais ferramentas utilizadas na garantia da qualidade
Para a viabilizarmos o processo de garantia da qualidade na empresa podemos utilizar diversas ferramentas. Abaixo citamos as conhecidas:
- Diagrama de Pareto – Esse gráfico é usado para identificar os problemas ou falhas mais comuns em um processo ou produto;
- Diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa) – Esse diagrama é usado para identificar as possíveis causas de um problema ou falha de qualidade;
- Brainstorming – O brainstorming é uma técnica de grupo que busca gerar um grande número de ideias para resolver um problema ou melhorar um processo. Ele é muito utilizado em conjunto com o diagrama de causa e efeito;
- Estratificação – É uma técnica estatística que é usada para dividir uma amostra em subgrupos chamados estratos. Normalmente utilizada em conjunto com outras ferramentas estatísticas;
- Controle estatístico de processo (SPC) – O SPC (Statistical Process Control) é uma ferramenta que utiliza gráficos e estatísticas para monitorar e controlar um processo de produção ou prestação de serviço;
- Histogramas – É um gráfico que mostra a distribuição de frequência de um conjunto de dados, composto por barras verticais que são desenhadas lado a lado, cada uma representando uma classe de frequência;
- Diagrama de dispersão – é uma ferramenta utilizada para visualizar a relação entre duas variáveis quantitativas;
- Folha de verificação – É uma lista de itens que devem ser verificados em um produto ou processo para garantir que estejam de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos;
- Análise de falhas e efeitos (FMEA) – Essa ferramenta é usada para avaliar os riscos associados a um produto ou processo e implementar medidas para minimizar esses riscos;
O que é controle de qualidade?
Já conhecendo o conceito de garantia da qualidade, precisamos também entender o que é o controle de qualidade.
Para a ISO 9000:2015, o controle de qualidade é a “parte da gestão da qualidade focada no atendimento dos requisitos da qualidade”.
Com esse conceito podemos ver que a garantia da qualidade se trata de um conceito maior que abrange entre outras a atividade de controle de qualidade, que tem como seu papel garantir que os produtos ou serviços atendam aos padrões de qualidade e sejam seguros para o uso. O controle de qualidade pode ser realizado em várias etapas do processo de produção, desde a seleção de matérias-primas até a entrega do produto ao cliente e sempre visará o atendimento dos requisitos de conformidade dos produtos.
O controle de qualidade é uma parte importante da garantia da qualidade de um produto ou serviço. Para que ela seja executada de forma coerente, existem várias ferramentas e técnicas que podem ser usadas.
Principais ferramentas utilizadas no controle de qualidade
Além das ferramentas de garantia da qualidade citada anteriormente, podemos destacar as seguintes ferramentas de controle de qualidade.
- Auditoria de conformidade – é o processo de verificação se o produto todos os requisitos definidos no processo produtivo. O objetivo é identificar quaisquer desvios ou riscos potenciais e fornecer recomendações para melhorar a conformidade;
- Inspeção de conformidade – trata-se da avaliação de um ou mais atividades específicas que compõem o processo produtivo. Pode incluir inspeções físicas de instalações e equipamentos, avaliações de documentação e registros;
- Testes de laboratório – são uma série de avaliações realizadas para garantir que um produto atenda aos padrões de desempenho, segurança e qualidade estabelecidos;
- Inspeção Visual – é um processo de verificação de produtos ou componentes através do uso dos sentidos humanos, geralmente visão, para detectar defeitos, anomalias ou irregularidades. A inspeção visual pode ser realizada manualmente ou com o uso de equipamentos auxiliares, como lupas ou câmeras de inspeção;
- Análise de dados – é o processo de coletar, examinar e interpretar dados para entender como um processo ou produto está funcionando e identificar áreas de melhoria. Essa análise pode ser realizada por meio de várias técnicas estatísticas. Ela também pode ser usada para monitorar a eficácia de ações de melhoria e para tomar decisões informadas sobre como melhorar a qualidade dos produtos e processos; e
Além das ferramentas elencadas acima, o controle de qualidade pode utilizar as ferramentas de garantia da qualidade, de forma individualizada ou agrupada com outras ferramentas para complementar as informações de uma análise específica.
Quer conhecer mais sobre qualidade?
Leia nossos artigos: Metodologia 5S: O primeiro passo para a gestão da qualidade e Gestão da Qualidade: Uma visão da ISO 9001:2015.