Quando falamos de gestão da qualidade uma das primeiras coisas que veem em nossas cabeças é a norma ISO 9001. Mas porque ela é tão importante?
Para entendermos a importância da Norma ISO 9001 para os sistemas de gestão da qualidade é necessário conhecermos alguns termos e conhecer o seu conteúdo.
1. O que é ISO?
A ISO (International Organization for Standardization) é uma entidade que congrega os grémios de padronização/normalização de 162 países. Ela foi criada a partir da união da International Federation of the National Standardizing Associations (ISA) e a United Nations Standards Coordinating Committee (UNSCC) e de início a suas atividades no ano de 1946.
No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Entre os diversos temas que a ISO padroniza procedimentos, podemos destacar as normas ISO 9000 e 9001, que são as principais normas relacionadas ao modelo de gestão da qualidade. Elas são utilizadas por empresas que desejam utilizar sistemas de gestão e serem certificadas por meio desse organismo internacional.
2. Qual o conceito de qualidade para a ISO 9001?
Apesar de falarmos muito sobre qualidade, tanto em nossa vida cotidiana como no trabalho, muitos não conhecem o seu conceito.
Quando não conhecemos o conceito do que estudamos, perdemos a oportunidade de construir uma base sólida para o nosso conhecimento.
Para que isso não aconteça, vejam abaixo o conceito de qualidade segundo o dicionário [link: ]:
“Qualidade é atributo que designa uma característica boa de algo ou de alguém.”
Vejam que por este conceito a qualidade é uma característica positiva de uma pessoa ou de um objeto.
Quando vemos a definição de qualidade proposta pela ISO 9001, identificamos uma diferença significativa em seu conceito. Para este normativo a qualidade trata-se de uma condição e não uma característica, como podemos ver abaixo.
“A qualidade dos produtos e serviços de uma organização é determinada pela capacidade de satisfazer os clientes, além do seu valor percebido e benefícios gerados para eles.”
3. O que é gestão da qualidade para a ISO 9001?
Na visão da ISO 9001, a Gestão da Qualidade é a supervisão das atividades produtivas da empresa com objetivo de garantir a adequação dos produtos aos requisitos estabelecidos e a excelência na execução de todas as tarefas e procedimentos.
Essa gestão ocorre por meio da coleta de dados dos processos que, após seu tratamento, possibilitam a alta direção quantificar, medir e garantir a eficiência de cada um dos processos.
4. Quais são os princípios da gestão da qualidade para a ISO 9001?
A ISO 9001 elenca 7 princípios basilares para um sistema de gestão da qualidade:
- Foco no cliente – atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas;
- Liderança – motivar as pessoas a alcançar as metas de qualidade da sua empresa;
- Melhoria contínua – a busca pelo aprimoramento é essencial para se manter bons níveis de desempenho e reagir adequadamente às mudanças;
- Decisão baseada em fatos – a análise e avaliação de dados e informações tendem a produzir melhores resultados;
- Gestão de relacionamento – as partes interessadas influenciam o desempenho de uma empresa, logo resultados previsíveis são mais prováveis de serem alcançados quando a companhia coordena as relações com todos os envolvidos;
- Visão sistêmica – é a melhor forma de se garantir que processos interrelacionados sejam identificados; e
- Gerenciamento por processos – o sistema de gestão da qualidade consiste em coordenar processos vinculados e interdependentes. Compreender como são produzidos os resultados por esse método permite que uma organização o otimize e melhore seu desempenho.
5. Quais são os componentes da gestão da qualidade para a ISO 9001?
Para identificarmos os componentes da gestão da qualidade na visão da ISO 9001, precisamos entender que o sistema de gestão da qualidade idealizado por essa organização tem como fundamento o ciclo PDCA.
Desta forma o processo de gestão da qualidade é formado por 04 componentes básicos:
- Planejamento da qualidade;
- Execução do que foi planejado;
- Avaliação de desempenho; e
- Melhoria.
6. Quais são as vantagens de implementar a gestão da qualidade para a ISO 9001?
Possuir um sistema de gestão da qualidade propicia maior controle das atividades desenvolvidas. Abaixo, vamos explicar algumas das principais vantagens da implantação desse sistema.
Aumento da produtividade – a exclusão dos retrabalhos no processo produtivo permite uma melhor organização das atividades propiciando um aumento da eficiência dos processos.
Controle de processos – conhecer melhor cada processo, permite uma otimização dos recursos, agiliza a execução dos processos e reduz as perdas oriundas dos erros de produção.
Satisfação do cliente – A gestão da qualidade é o meio mais efetivo de garantir que isso aconteça. É importante lembrarmos os requisitos dos nossos produtos são definidos com base nos desejos dos clientes. Logo se atendemos os anseios do cliente
Melhor aproveitamento dos recursos – A redução de erros de produção e retrabalhos no processo produtivo geram redução de custo, uma vez que os recursos da empresa são mais bem aproveitados.
Quer conhecer mais sobre qualidade?
Leia nossos artigos: PARA QUE SERVE A QUALIDADE NA EMPRESA? e COMO ELABORAR O CICLO DA QUALIDADE COM O PDCA.
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