Como já falamos anteriormente em outros artigos, a gestão da qualidade é essencial para garantir que as organizações forneçam produtos e serviços confiáveis e de alta qualidade. Para isso, é preciso utilizar ferramentas e técnicas que permitam identificar e mitigar os riscos associados aos processos produtivos e aos produtos/serviços oferecidos. Nesse contexto, destaca-se o FMEA […]
Categoria: Gestão da Qualidade
Gestão da Qualidade
A gestão da qualidade é uma abordagem da administração de empresas que tem como objetivo garantir a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços de uma organização, de forma a atender ou superar as expectativas dos clientes e demais partes interessadas.
Ela busca assegurar a satisfação dos clientes e a eficácia dos processos internos, com o objetivo de aumentar a produtividade, a competitividade e a rentabilidade da organização. Ela é baseada em um conjunto de princípios e práticas, tais como o foco no cliente, liderança, envolvimento dos colaboradores, abordagem de processos, melhoria contínua e tomada de decisão baseada em fatos.
A gestão da qualidade tem evoluído ao longo dos anos, e hoje em dia é possível identificar diversas abordagens e metodologias que visam aprimorar os processos e sistemas de gestão das organizações. Algumas das mais conhecidas são a ISO 9001, a Six Sigma, o Lean Manufacturing e o Total Quality Management (TQM).
Em resumo, a gestão da qualidade é uma abordagem essencial para qualquer organização que deseje atender às expectativas dos clientes e garantir a eficácia de seus processos internos. Ela envolve a implementação de um sistema de gestão da qualidade, o envolvimento de todos os colaboradores, a utilização de ferramentas e metodologias específicas, e a busca constante pela melhoria contínua.
Abaixo apresentamos todos os textos que tratam da gestão da qualidade, suas ferramentas, técnicas e teorias.
Melhorando a Qualidade dos Processos com a Metodologia Six Sigma
A metodologia Six Sigma é uma abordagem sistemática e altamente eficaz para melhorar a qualidade e a eficiência dos processos de uma organização. Ela se tornou um padrão para a melhoria da qualidade em diversas empresas ao redor do mundo, incluindo muitas das maiores organizações do setor industrial. A metodologia Six Sigma oferece um conjunto […]
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Desbloqueando ideias inovadoras com Brainstorming em Gestão da Qualidade
O brainstorming é uma das técnicas mais populares nas empresas para apresentar ideias criativas e soluções para problemas. Além disso, pode ser usado para a solução de problemas, melhorar a colaboração dos empregados e aumentar a produtividade das equipes. Neste artigo, discutiremos como o brainstorming pode ser usado como uma ferramenta de qualidade e exploraremos […]
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Compreendendo o Diagrama de Causa e Efeito: Origem, Variações e Aplicações
O diagrama de causa e efeito (também conhecido como diagrama de Ishikawa ou diagrama espinha de peixe) é uma ferramenta visual utilizada para identificar as causas potenciais de um problema ou evento. Como falamos anteriormente em nosso texto Garantia e controle de qualidade: conheça os conceitos e algumas ferramentas, ele é uma das principais ferramentas […]
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Garantia e controle de qualidade: conheça os conceitos e algumas ferramentas
A qualidade de um produto ou serviço é a medida em que ele atende às expectativas e necessidades dos clientes e aos padrões de qualidade estabelecidos, conforme falamos no nosso artigo PARA QUE SERVE A QUALIDADE NA EMPRESA?. Para garantir a qualidade dos produtos e serviços, as empresas implantam um sistema de gestão da qualidade, […]
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KANBAN: Tudo que você precisa saber para implantar na sua empresa.
Quando falamos em Kanban, a primeira coisa que lembramos é a utilização de quadros com cartões para o controle de estoque, porém, durante as últimas décadas, o método Kanban tem ganhado popularidade e novos adeptos. Neste artigo, apresentaremos as principais informações para você que quer entender o que é o método Kanban e saber se […]
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Metodologia 5S: O primeiro passo para a gestão da qualidade
Dentro da gestão da qualidade existem várias metodologias, técnicas e ferramentas para efetivar um sistema de gestão da qualidade. Dentre elas podemos destacar a metodologia 5S por sua fácil implantação. Por muitas pessoas a metodologia 5S é tratado mais como uma filosofia do que apenas uma metodologia. Isso se justificada porque o objetivo principal do […]
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Gestão da Qualidade: Uma visão da ISO 9001:2015
Quando falamos de gestão da qualidade uma das primeiras coisas que veem em nossas cabeças é a norma ISO 9001. Mas porque ela é tão importante? Para entendermos a importância da Norma ISO 9001 para os sistemas de gestão da qualidade é necessário conhecermos alguns termos e conhecer o seu conteúdo. 1. O que é […]
Como elaborar o ciclo da qualidade com o PDCA
Quando implantamos a gestão da qualidade formalmente em nossas empresas, a primeira coisa que teremos que elaborar é o ciclo da qualidade. Mas o que é o ciclo da qualidade? E como eu devo elaborá-lo? Essas perguntas são naturais, principalmente quando ainda estamos no início da jornada em busca da qualidade, mas esse artigo trará […]
Descobrindo a Vital Importância da Qualidade no Ambiente Organizacional
A importância da qualidade no ambiente organizacional é crescente e, ao se procurar na internet, é fácil encontrar conceitos e técnicas para a gestão da qualidade, porém, raramente, se encontra textos capazes de explicar qual a serventia da qualidade no ambiente de negócios. É exatamente este assunto que será tratado neste artigo. Para se entender […]
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